Jaboticabal recebe o Projeto Margarida para exames gratuitos de mamografia

por TV Câmara 24/07/2019 01:01

Jaboticabal recebeu no último final de semana (20 e 21/07) o Projeto Margarida, uma unidade móvel equipada com mamógrafo para a realização de exames gratuitos voltados às mulheres. O objetivo é mobilizar a população feminina para a detecção precoce do câncer de mama e assim, aumentar as chances de cura caso a doença seja diagnosticada. O micro-ônibus estacionou em Jaboticabal a pedido do vereador Samuel Cunha (PSDB), junto às igrejas Quadrangular da cidade, e atendeu, no sábado, cerca de 30 mulheres que aguardavam na fila do SUS para fazer a mamografia, indicadas pela secretaria municipal de Saúde como prioritárias da lista de espera. A unidade móvel é equipada com um mamógrafo, aparelho que permite uma radiografia mais detalhada, capaz de registrar imagens da mama para se diagnosticar a presença ou não de estruturas que possam indicar doenças, entre elas, o câncer. Os exames ficam prontos em 15 dias, prazo que pode diminuir para cinco caso seja constatada alguma alteração no pré-exame.

Mostrar mais
Duração 03:31